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domingo, 20 de maio de 2012

Oitava e Nona Semana - de 16 a 27 de Abril


Sejam bem-vindos novamente caros leitores, estou de volta para partilhar convosco mais uma atualização referente a duas semanas de estágio. A razão que me levou a juntar estas semanas numa única publicação, deve-se ao facto das atividades realizadas ao longo destas duas semanas terem sido referentes à 29ª Ovibeja, pois na primeira semana foram efetuadas as checklist’s a utilizar nas vistorias que se realizaram na semana seguinte. Posto isto, e antes de passar a explicar as atividades desenvolvidas no decorrer destas duas semanas, torna-se importante fazer uma breve introdução sobre o que é a Ovibeja, de modo a fazer o enquadramento da necessidade da nossa atuação enquanto Técnicos de Saúde Ambiental nas vistorias higio-sanitárias realizadas neste evento.
A Ovibeja é um evento anual realizado na cidade de Beja, no qual se pode encontrar toda a diversidade e riqueza da cultura alentejana e nacional, é um local de muita festa, diversão e negócio que conta com expositores vindos de todas as regiões de Portugal. Neste evento são realizados concursos e exposições de gado, corridas de toiros, demonstrações equestres, artesanato, comércio, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais preenchem a oferta do certame para além de uma intensa programação cultural, com espetáculos e concertos durante a noite. Como em qualquer evento destas proporções, alguns dos elementos imutáveis são os restaurantes e os bares que se encontram no interior do recinto, que prestam serviços de restauração e bebidas aos frequentadores da Ovibeja. Deste modo, torna-se estritamente necessário fazer o controlo da qualidade destas instalações que fornecem comida e bebida aos visitantes, sendo por isso crucial a realização de vistorias higio-sanitárias às instalações mencionadas.

De modo a organizar e estruturar as vistorias a efetuar, foi necessário realizar uma reunião na qual estiveram presentes a arquiteta Madalena da CMBeja, a veterinária municipal Dr.ª Linda Rosa, a técnica de saúde ambiental Dr.ª. Isabel Cansado da ULSBA (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo), uma representante da ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil) e o Sr. João Santos, representante da ACOS (Associação de Criadores de Ovinos do Sul). Nesta reunião ficou decidido que apenas se iriam realizar vistorias aos estabelecimentos de restauração e bebidas, ou apenas de bebidas, ou seja, apenas os restaurantes e bares presentes na Ovibeja iriam ser vistoriados, todos os outros locais de venda de sandes, bolos e bebidas (postos de venda de imperial) não iriam ser alvo de vistoria. Após serem delineados os locais a vistoriar, ficou decidido que eu e a minha colega Carina iriamos trabalhar em conjunto com a TSA Dr.ª. Isabel Cansado, o que nos deixou bastante entusiasmadas, pois pela primeira vez neste estágio iriamos estar a trabalhar com uma técnica de saúde ambiental, que conhece melhor do que ninguém quais as nossas capacidades e competências numa vistoria.
Para ser possível analisar corretamente todas as condições higio-sanitárias dos locais a vistoriar, é indispensável utilizar uma checklist na qual estão descritos todos os parâmetros a avaliar. Deste modo, eu e a minha colega Carina efetuamos duas checklist’s de acordo com a legislação vigente, uma para os estabelecimentos de restauração e bebidas e outra para os estabelecimentos de bebidas. 

Figura 1 - Checklist para estabelecimentos de restauração e bebeidas.
Figura 2 - Checklist para estabelecimentos de restauração e bebidas. (Continuação)

Figura 3 - Checklist para estabelecimentos de bebidas.

Figura 4 - Checklist para estabelecimentos de bebidas.

Contudo após a análise detalhada das checklists e tendo em conta que se iriam vistoriar estabelecimentos temporários, foi decidido em conjunto com a Dr.ª Isabel, que seria melhor e mais adequado utilizar uma checklist referente a este tipo de instalações amovíveis e/ou temporárias. Assim, a checklist eleita para ser utilizada nas vistorias foi a seguinte:
Figura 5 - Checklist para instalações amovíveis  e/ou temporárias.
Figura 6 - Checklist para instalações amovíveis e/ou temporárias. (Continuação)

Deste modo, as vistorias foram realizadas com base na checklist escolhida, sendo todas as vistorias realizadas num único dia (sexta-feira dia 27 de Abril). No decorrer das vistorias, foi possível constatar que as anomalias encontradas eram comuns a todas as instalações, visto serem instalações temporárias, não apresentavam todas as condições necessárias e exigidas por lei. Tendo em conta as condições gerais dos espaços, nenhuma instalação apresentava graves anomalias susceptíveis de prejudicar o seu correto funcionamento, bem como o serviço prestado aos frequentadores deste evento.

Para premiar o restaurante com melhores condições, eu e a minha colega Carina decidimos elaborar um “Selo de Qualidade” para entregar aos responsáveis pelo restaurante eleito. Contudo, como as vistorias foram todas realizadas num único dia, não foi possível voltar ao recinto da Ovibeja para entregar o selo de qualidade ao restaurante vencedor. Apresento de seguida o selo de qualidade por nós elaborado:


Figura 7 - Selo de Qualidade.


Finalizadas as vistorias, eu e a minha colega Carina deslocámo-nos até à USP (Unidade de Saúde Pública) de modo a auxiliar a Dra. Isabel na realização do relatório de vistoria. Como referi anteriormente, as anomalias verificadas eram comuns a todas as instalações, assim sendo, foi realizado um relatório geral em vez de se realizar um relatório por instalação. Disponibilizo abaixo o relatório efectuado:








As vistorias realizadas neste dia foram muito importantes para mim enquanto Técnica de Saúde Ambiental estagiária, pois foi possível colocar em prática os conhecimentos que adquiri ao longo dos anos de estudo. Na minha opinião foi um dia bastante produtivo, um dos meus favoritos neste estágio.

Estimados leitores, brevemente irei estar de volta com novas atualizações. Espero que continuem a acompanhar o blogue!









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