Sejam bem-vindos novamente caros
leitores, estou de volta para partilhar convosco mais uma atualização referente
a duas semanas de estágio. A razão que me levou a juntar estas semanas numa
única publicação, deve-se ao facto das atividades realizadas ao longo destas
duas semanas terem sido referentes à 29ª
Ovibeja, pois na primeira semana foram efetuadas as checklist’s a utilizar nas vistorias que se realizaram na semana
seguinte. Posto isto, e antes de passar a explicar as atividades desenvolvidas
no decorrer destas duas semanas, torna-se importante fazer uma breve introdução
sobre o que é a Ovibeja, de modo a fazer o enquadramento da necessidade
da nossa atuação enquanto Técnicos de Saúde Ambiental nas vistorias higio-sanitárias realizadas neste evento.
A Ovibeja é um evento anual realizado na cidade de Beja,
no qual se pode encontrar toda a diversidade e riqueza
da cultura alentejana e nacional, é um local de muita festa, diversão e negócio
que conta com expositores vindos de todas as regiões de Portugal. Neste evento
são realizados concursos e exposições de gado,
corridas de toiros, demonstrações equestres, artesanato, comércio, provas
desportivas, exposições empresariais e institucionais preenchem a oferta do
certame para além de uma intensa programação cultural, com espetáculos e
concertos durante a noite. Como em qualquer evento destas proporções, alguns
dos elementos imutáveis são os restaurantes e os bares que se encontram no
interior do recinto, que prestam serviços de restauração e bebidas aos
frequentadores da Ovibeja. Deste modo, torna-se estritamente necessário fazer o
controlo da qualidade destas instalações que fornecem comida e bebida aos
visitantes, sendo por isso crucial a realização de vistorias higio-sanitárias às
instalações mencionadas.
De modo a organizar e estruturar as vistorias
a efetuar, foi necessário realizar uma reunião na qual estiveram presentes a
arquiteta Madalena da CMBeja, a veterinária municipal Dr.ª Linda Rosa, a
técnica de saúde ambiental Dr.ª. Isabel Cansado da ULSBA (Unidade Local de
Saúde do Baixo Alentejo), uma representante da ANPC (Autoridade Nacional de
Proteção Civil) e o Sr. João Santos, representante da ACOS (Associação de
Criadores de Ovinos do Sul). Nesta reunião ficou decidido que apenas se iriam
realizar vistorias aos estabelecimentos de restauração e bebidas, ou apenas de
bebidas, ou seja, apenas os restaurantes e bares presentes na Ovibeja iriam ser
vistoriados, todos os outros locais de venda de sandes, bolos e bebidas (postos
de venda de imperial) não iriam ser alvo de vistoria. Após serem delineados os
locais a vistoriar, ficou decidido que eu e a minha colega Carina iriamos
trabalhar em conjunto com a TSA Dr.ª. Isabel Cansado, o que nos deixou bastante
entusiasmadas, pois pela primeira vez neste estágio iriamos estar a trabalhar
com uma técnica de saúde ambiental, que conhece melhor do que ninguém quais as
nossas capacidades e competências numa vistoria.
Para ser possível analisar corretamente todas
as condições higio-sanitárias dos locais a vistoriar, é indispensável utilizar
uma checklist na qual estão descritos
todos os parâmetros a avaliar. Deste modo, eu e a minha colega Carina efetuamos
duas checklist’s de acordo com a
legislação vigente, uma para os
estabelecimentos de restauração e bebidas e outra para os estabelecimentos de
bebidas.
Figura 1 - Checklist para estabelecimentos de restauração e bebeidas. |
Figura 2 - Checklist para estabelecimentos de restauração e bebidas. (Continuação) |
Figura 3 - Checklist para estabelecimentos de bebidas. |
Figura 4 - Checklist para estabelecimentos de bebidas. |
Contudo após a análise detalhada das
checklists e tendo em conta que se
iriam vistoriar estabelecimentos temporários, foi decidido em conjunto com a Dr.ª
Isabel, que seria melhor e mais adequado utilizar uma checklist referente a este tipo de instalações amovíveis e/ou
temporárias. Assim, a checklist eleita
para ser utilizada nas vistorias foi a seguinte:
Figura 5 - Checklist para instalações amovíveis e/ou temporárias. |
Figura 6 - Checklist para instalações amovíveis e/ou temporárias. (Continuação) |
Deste modo, as vistorias foram realizadas com base na checklist escolhida, sendo todas as
vistorias realizadas num único dia (sexta-feira dia 27 de Abril). No decorrer
das vistorias, foi possível constatar que as anomalias encontradas eram comuns
a todas as instalações, visto serem instalações temporárias, não apresentavam
todas as condições necessárias e exigidas por lei. Tendo em conta as condições
gerais dos espaços, nenhuma instalação apresentava graves anomalias susceptíveis
de prejudicar o seu correto funcionamento, bem como o serviço prestado aos
frequentadores deste evento.
Para premiar o restaurante com
melhores condições, eu e a minha colega Carina decidimos elaborar um “Selo de Qualidade” para entregar aos
responsáveis pelo restaurante eleito. Contudo, como as vistorias foram todas
realizadas num único dia, não foi possível voltar ao recinto da Ovibeja para
entregar o selo de qualidade ao restaurante vencedor. Apresento de seguida o
selo de qualidade por nós elaborado:
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