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quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quarta semana - de 19 a 23 de Março

Bem-vindos de novo caros leitores!

No decorrer da quarta semana de estágio, foi celebrado no dia 21 de Março o Dia Mundial da Floresta e no decorrer do dia 20 foram realizadas várias atividades ao ar livre com crianças que frequentam o 5ºano de escolaridade, com o intuito de as consciencializar para a importância das árvores para o meio ambiente, bem como para a nossa qualidade de vida. Deste modo, antes de passar a explicar quais foram as atividades realizadas, irei primeiramente abordar a temática do Dia Mundial da Floresta, de modo a expor a sua utilidade e importância para a população. 

O Dia Mundial da Floresta é celebrado em Portugal e em vários outros países no dia 21 de Março em associação com o início da Primavera. Esta celebração foi iniciada em 1971 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de comemorar a importância das florestas para o ser humano, uma vez que estas tornam os ecossistemas habitáveis e garantem a conservação da vida na Terra. A partir de 1971, esta data passou a ser celebrada anualmente em diversos países e a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas com o lema “Florestas para Todos”, com o intuito de sensibilizar a população para a importância dos ecossistemas florestais no desenvolvimento sustentável global e ao mesmo tempo promover a conservação das florestas mundiais. As florestas são um bem comum, um património essencial para a manutenção da vida no nosso planeta, que contribui de forma inestimável para a garantia de uma boa qualidade de vida. Este recurso natural deve ser preservado, protegido e valorizado, visto ser fonte de alimento, de manutenção da biodiversidade e de ar puro pois as árvores funcionam como os “pulmões da Terra”, sem elas não pode existir ar purificado para o ser humano respirar. Contudo, apesar de a sua importância ser crucial para a nossa sobrevivência, estas nem sempre são devidamente protegidas, pois assistimos cada vez mais à escassez de florestas naturais por todo o mundo, maioritariamente devido à indústria, ao crescimento demográfico e à exploração excessiva da madeira. Deste modo, é essencial alertar e sensibilizar a população através da educação ambiental para que seja criada uma nova consciência ambiental, tendo como objetivo proteger, defender e não contribuir para a destruição das florestas e de todos os seus recursos.

Devido à incontestável importância das florestas para o bem-estar geral do ser humano, a Câmara Municipal de Beja realiza todos os anos no dia 20 ou 21 de Março, um dia dedicado aos mais novos intitulado “Vamos Salvar a Floresta”, no decorrer desse dia são realizadas várias atividades ao ar livre na mata/parque de merendas de Beja. Este ano esse dia foi realizado em conjunto com várias entidades como os Bombeiros Voluntários de Beja, a GNR, a Direção Regional de Florestas do Alentejo, a Quercus e a Escola Superior de Educação de Beja. Ao longo deste dia temático, foram recebidas várias turmas do 5º ano das Escolas de Santiago Maior e de Mário Beirão, sendo cada turma prontamente dividida por vários monitores que ficaram encarregues de acompanhar cada turma aos variados jogos a ser realizados na mata. Estes jogos estavam divididos em várias estações, nomeadamente:
  • Estação 1 – GNR
  • Estação 2 – Direção Regional de Florestas do Alentejo
  • Estação 3 – Grande Jogo
  • Estação 4 – Quercus
  • Estação 5 – Escola Superior de Educação de Beja
  • Estação 6 – Divisão de Zonas Verde
Eu e a minha colega Carina ficámos encarregues de duas turmas, uma durante o período da manha e outra durante o período da tarde e cada turma tinha que passar por todas as atividades planeadas. Confesso que sempre tive um gosto especial pelo trabalho com crianças, por isso fiquei bastante entusiasmada com esta tarefa que no final do dia se revelou um sucesso. Assim sendo, passo a explicar o que foi realizado em cada atividade.

Estação 1 - GNR
Nesta estação as crianças tiveram a oportunidade de montar a cavalo com o auxílio dos agentes da GNR. Para muitas, esta foi a primeira vez que tiveram contacto direto com um cavalo, por isso esta foi uma atividade bastante entusiasmante para os mais pequenos.
Figura 1 - Estação da GNR onde os alunos montaram a cavalo.

Estação 2 – Direção Regional de Florestas do Alentejo
Durante esta atividade estiveram presentes dois representantes da Direção Regional de Florestas do Alentejo, que prontamente passaram a explicar às crianças de forma didática, quais os vários tipos de árvores existentes no Alentejo, quais os seus tipos de folha, tronco e fruto. De seguida, foi efetuado um pequeno jogo no qual as crianças observavam vários tipos de folhas e de troncos de árvores e tinham que adivinhar qual era a folha pertencente a cada tronco.
Figura 2 - Estação da Direção Regional de Florestas do Alentejo onde os alunos identificaram as folhas e os troncos de várias árvores.

Estação 3 – Grande Jogo
Este foi o jogo que fez furor entre todos, fez as delícias de todas as crianças que participaram. Neste jogo era simulado um incêndio florestal e as crianças tinham diversas funções entre si e foram repartidas por vários locais: posto de controlo, carro da GNR, carro da PSP, carro dos bombeiros, carro da proteção civil e ambulância. Posto isto, ao avistar o incendio do posto de controlo, o aluno encarregue de ser comandante dá o alerta e de seguida partem os carros da proteção civil, dos bombeiros, GNR e PSP em direção ao local do incendio. Nesse local, os alunos com o auxílio dos profissionais, conseguiram extinguir o fogo e dar a ocorrência do sucedido à polícia. No entanto, o incêndio faz alguns feridos fictícios, pelo que é necessário chamar a ambulância que imediatamente presta ajuda aos feridos. Esta atividade foi, sem dúvida alguma, a favorita de todos os participantes pois os alunos puderam ser policias, bombeiros e enfermeiros por um dia e ao mesmo tempo puderam andar nos carros oficiais com as luzes de emergência e sirenes ligadas.
Figura 3 - Estação do Grande Jogo onde foi simulado um incêndio florestal.

Estação 4 – Quercus
Nesta estação estavam dois representantes da Quercus, que passaram a explicar às crianças as diferenças entre algumas árvores existentes na mata. Seguidamente, foi realizado um pequeno jogo onde os alunos teriam de identificar corretamente cada uma das árvores através de uns papeis que os ajudaram nesta descoberta.
Figura 4 - Estação da Quercus onde os alunos tiveram que identificar os tipos de árvores existentes na mata.

Estação 5 - Escola Superior de Educação de Beja
Esta estação era da responsabilidade dos alunos de educação básica da Escola de Educação que tinham preparados diversos jogo didáticos para realizar com os alunos, por serem vários jogos não os irei explicar um por um para não tornar a leitura demasiado extensa. No entanto, todos os jogos tinham o mesmo objetivo, testar os conhecimentos dos alunos sobre o que se pode ou não fazer numa floresta e qual a importância das árvores para o nosso bem-estar. Com estes jogos foi possível perceber que as crianças na sua totalidade estavam muito bem informadas sobre a importância da floresta e como protegê-la. 
Figura 5 - Estação da ESEB onde os alunos participaram em jogos didáticos.

Estação 6 – Divisão de Zonas Verdes
Nesta atividade foi necessário dirigirmo-nos ao Parque da Cidade, sendo também esta uma das atividades favoritas das crianças pois puderam plantar vários vasos de ervas aromáticas com o auxílio de um jardineiro da Câmara Municipal de Beja que passou a explicar ao alunos como se pode plantar as ervas aromáticas e quais os cuidados a ter quando se planta algo na terra. Nesta atividade, a maioria dos alunos voluntariou-se para proceder à plantação das ervas aromáticas, pois eram poucos os alunos que já tinham plantado alguma planta na sua vida.

Figura 6 - Estação da Divisão de Zonas Verdes na qual os alunos plantaram ervas aromáticas.


Penso que este dia temático é uma ótima iniciativa por parte da Câmara Municipal de Beja pois a a ideia geral foi mostrar que a floresta, com todo o seu património natural e cultural, desempenha um papel importante na nossa vida e que todos nós, independentemente da nossa idade devemos contribuir para a preservação da biodiversidade, das plantas e animais. É uma atividade especialmente importante para as crianças pois é uma forma apropriada de promover o conhecimento e compreensão da importância da floresta, uma vez que esta contribui para o equilíbrio do planeta e dos processos naturais. Contribui também para que as crianças desenvolvam atitudes civicamente corretas para com as florestas e ao mesmo tempo contribui para o interesse dos mais novos pelas atividades ao ar livre com contato direto com a natureza.

Espero que continuem a acompanhar o meu blogue, caros leitores. Em breve irei fazer uma publicação referente às vistorias realizadas durante a quinta semana de estágio.

Até Breve.

Fontes:

Comité Internacional para o Ano Internacional das Florestas - http://www.florestas2011.org.pt/

Forestis. Associação Florestal de Portugal - http://www.forestis.pt/recursos_c,5,132.aspx







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