Caros
leitores, esta será a ultima atualização que irei colocar no blogue, visto ser
referente às três últimas semanas de estágio. Parece que foi há bem pouco tempo
que iniciei o meu percurso enquanto estagiária na Câmara Municipal de Beja, e
agora estou prestes a partilhar convosco as últimas experiencias que vivi neste
local de estágio que me acolheu tão carinhosamente ao longo de,
aproximadamente, 3 meses. Antes de mais, quero informar-vos que nesta
publicação estão incluídas três semanas de estágio em simultâneo, pois no
decorrer dessas semanas as atividades realizadas tiveram todas a mesma
finalidade: idealizar, preparar e colocar em prática atividades lúdicas no
Jardim Público de Beja, para comemorar o Dia
Mundial da Criança, que em Portugal se celebra no dia 1 de Junho.
Todos
os anos é hábito ser celebrado este dia dedicado em especial às crianças, e
como tal são sempre realizadas várias atividades apelativas aos mais novos ao
longo dia, estando presentes várias entidades nesta celebração. Uma das
entidades que este ano voltou a marcar presença foi a Câmara Municipal de Beja.
Contudo, antes de passar a dissertar sobre as ações desenvolvidas neste dia, é
necessário falar um pouco sobre todo o trabalho desenvolvido anteriormente para
que tudo estivesse devidamente planeado e operacional no Dia Mundial da
Criança.
Para
as atividades deste dia não foi necessário realizarmos um jogo pois a CMBeja
utiliza já há vários anos um jogo semelhante ao tradicional “Jogo da Glória”. O
jogo utilizado é dedicado a alguns temas referentes ao ambiente, tais como: os dejetos caninos, a natureza (jardins e flores), resíduos
e reciclagem (ecopontos). É
constituído por 20 casas, sendo algumas delas casas nas quais é necessário
responder a uma pergunta ou fazer uma atividade relacionada com o tema ilustrado
na casa em questão. Deste modo, após termos recebido esta informação, eu e a
minha colega Carina passámos prontamente a realizar as regras dos jogo, bem
como as perguntas e atividades a realizar ao longo do jogo.
Regras do Jogo
As turmas são divididas
em 4 ou 5 grupos (cada grupo é composto por 5 elementos), sendo um membro de
cada grupo responsável pelo lançamento do dado, outro é o peão e avança as
casas do jogo. Todos os restantes irão responder às perguntas e participar nas
atividades lúdicas.
A primeira equipa a
chegar ao final do jogo, é a vencedora. No final, as equipas vencedoras irão
receber uma pequena lembrança.
Perguntas ou atividades de cada casa ilustrada:
- Casa em que o dono apanha o dejeto do cão com um saco - o peão avança 2 casas;
- Casa do cão com trela - é feita a seguinte pergunta ao jogador: “Quando o dono passeia o seu cão na rua, deve apanhar os dejetos com um saco porque estes transmitem doenças e poluem o ambiente?”
Se o jogador acertar
avança 3 casas, caso contrário fica uma vez sem jogar.
- Casa do cão com o dejeto no chão que o dono não apanhou - é realizado um jogo no qual os jogadores visualizam várias imagens de donos a passear os cães, alguns recolhem os dejetos dos cães e outros não. Os jogadores devem identificar quais as imagens corretas. (Ver Figura 2).
- Casa com o Molok - é feita a seguinte pergunta ao jogador: “O que não deve ser colocado no Molok? Restos de comida, garrafas de plástico ou terra?”
Se o jogador acertar,
avança 2 casas e se errar recua 1 casa.
- Casa com os ecopontos – é perguntado aos jogadores porque é importante reciclar e de seguida têm que identificar corretamente os ecopontos (amarelo – plástico e metal, verde – vidro, azul – papel). Seguidamente é realizada uma atividade na qual são dados vários resíduos recicláveis aos jogadores e estes devem colocar os resíduos nos ecopontos corretos. (Ver Figura 1).
- Casa com os resíduos - Um membro da equipa tem que completar corretamente um puzzle, acompanhado da imagem do mesmo, de modo a auxiliar a tarefa. (Ver Figura 1).
- Casa da árvore e das flores - os jogadores têm que realizar um mini-jogo, o “Jogo das palavras”. Neste pequeno jogo, um jogador retira um cartão, no qual está escrita uma das seguintes palavras: flor, jardim, árvore, pássaro. Este jogador não pode dizer a palavra que está escrita no cartão, pois tem que dar 3 pistas aos restantes jogadores para estes adivinharem qual é a palavra do cartão. (Ver Figura 2).
Se os jogadores
acertarem, avançam 1 casa e se errarem recuam 1 casa
Após ter exposto as
regras do jogo, é necessário sublinhar que todas as atividades (ecopontos,
puzzle, jogo das imagens e jogo das palavras) foram realizadas por mim e pela
minha colega Carina. Apresento de seguida algumas imagens com as atividades/jogos
elaboradas por nós.
Figura 1 - Ecopontos para a realização da reciclagem de resíduos (à
esq.) e puzzle alusivo aos ecopontos (à dir.).
Figura 2 - Jogo das
palavras (à esq. e centro) e jogo das imagens corretas e erradas sobre os
dejetos caninos.
Seguidamente, disponibilizo algumas
imagens do Jogo realizado no Jardim Público no Dia Mundial da Criança.
Figura 3 - Jogo
realizado no Jardim Público no Dia Mundial da Criança.
Figura 4 - Imagens das equipas a realizarem o jogo.
Figura 5 - Equipa a realizar a atividade da identificação dos
ecopontos e colocação dos resíduos nos ecopontos corretos (à esq.) e mesa dos
brindes para oferecer às equipas vencedoras (à dir.).
Figura 6 - Equipa a realizar a atividade da construção do
puzzle alusivo à temática da reciclagem de resíduos (à esq.) e fotografia de
todos os estagiários que fizeram com que fosse possível desenvolver todas as
atividades ao longo deste dia: Eu, Carlos, David, André e Carina (à dir.).
Como foi referido anteriormente, eu
e a minha colega produzimos vários brindes/lembranças para entregar no final do
jogo às equipas vencedoras de cada turma. Durante a realização destes brindes
pudemos contar com a ajuda preciosa de 3 novos estagiários da Escola
Secundária de Castro Verde (Carlos, André e David), que iniciaram o seu
estágio na nossa última semana de estágio. Todos eles foram bastante prestáveis
na execução destes brindes e como eramos 5, foi bastante mais fácil realizar
esta tarefa. No total ficaram prontos 140
brindes, todos feitos com material reciclado (caixas de leite, caixas de
fósforos, garrafas de plástico e rolos de papel higiénico). Confesso que esta
foi uma tarefa bastante trabalhosa pois não tinha qualquer experiência nas
artes manuais com materiais reciclados, no entanto, a tarefa correu muitíssimo
bem e gostei imenso de realizar estes brindes na companhia dos meus colegas.
Apresento abaixo imagens dos brindes
que realizámos para entregar às equipas vencedoras.
Figura 7 - Carteiras
feitas a partir de caixas de leite (à esq.), caixas para guardar joias feitas
com caixas de fósforos (centro) e flores feitas com o fundo das garrafas de
plástico e palhinhas (à dir.).
Figura 8 - Recipientes
para lápis e canetas para colocar na secretária feitos com caixas de leite (à
esq.) e com rolos de papel higiénico (à dir.).
Este foi um dos meus dias favoritos
no decorrer deste estágio pois foi um dia cheio de diversão, que nos
proporcionou bons momentos de convívio com as crianças e ao mesmo tempo, foi
possível transmitir-lhes algumas informações importantes sobre o nosso meio
ambiente e como podemos e devemos protege-lo. É relevante referir que este dia
foi celebrado no meu último dia de estágio, o que tornou todo o dia muito mais
especial pois levei comigo esta boa recordação deste último dia de estágio tão
animado e interativo. Foram 3 meses repletos de muitas atividades e vivencias,
agora que chegou o fim, vejo que passou realmente muito rápido e que estes 3
meses foram bastante enriquecedores para a minha formação académica.
A próxima publicação será a última,
pois irá conter a minha reflexão crítica final, na qual irei fazer um balanço
destes 3 meses de estágio que já chegaram ao fim. Estejam atentos à publicação
da despedida, estimados leitores.
Sem comentários:
Enviar um comentário