Número total de visualizações de páginas

domingo, 3 de junho de 2012

Décima Segunda, Décima Terceira e Décima Quarta semana – de 14 de Maio a 1 de Junho


Caros leitores, esta será a ultima atualização que irei colocar no blogue, visto ser referente às três últimas semanas de estágio. Parece que foi há bem pouco tempo que iniciei o meu percurso enquanto estagiária na Câmara Municipal de Beja, e agora estou prestes a partilhar convosco as últimas experiencias que vivi neste local de estágio que me acolheu tão carinhosamente ao longo de, aproximadamente, 3 meses. Antes de mais, quero informar-vos que nesta publicação estão incluídas três semanas de estágio em simultâneo, pois no decorrer dessas semanas as atividades realizadas tiveram todas a mesma finalidade: idealizar, preparar e colocar em prática atividades lúdicas no Jardim Público de Beja, para comemorar o Dia Mundial da Criança, que em Portugal se celebra no dia 1 de Junho.

Todos os anos é hábito ser celebrado este dia dedicado em especial às crianças, e como tal são sempre realizadas várias atividades apelativas aos mais novos ao longo dia, estando presentes várias entidades nesta celebração. Uma das entidades que este ano voltou a marcar presença foi a Câmara Municipal de Beja. Contudo, antes de passar a dissertar sobre as ações desenvolvidas neste dia, é necessário falar um pouco sobre todo o trabalho desenvolvido anteriormente para que tudo estivesse devidamente planeado e operacional no Dia Mundial da Criança.

Para as atividades deste dia não foi necessário realizarmos um jogo pois a CMBeja utiliza já há vários anos um jogo semelhante ao tradicional “Jogo da Glória”. O jogo utilizado é dedicado a alguns temas referentes ao ambiente, tais como: os dejetos caninos, a natureza (jardins e flores), resíduos e reciclagem (ecopontos). É constituído por 20 casas, sendo algumas delas casas nas quais é necessário responder a uma pergunta ou fazer uma atividade relacionada com o tema ilustrado na casa em questão. Deste modo, após termos recebido esta informação, eu e a minha colega Carina passámos prontamente a realizar as regras dos jogo, bem como as perguntas e atividades a realizar ao longo do jogo. 

Regras do Jogo
As turmas são divididas em 4 ou 5 grupos (cada grupo é composto por 5 elementos), sendo um membro de cada grupo responsável pelo lançamento do dado, outro é o peão e avança as casas do jogo. Todos os restantes irão responder às perguntas e participar nas atividades lúdicas.
A primeira equipa a chegar ao final do jogo, é a vencedora. No final, as equipas vencedoras irão receber uma pequena lembrança.
                                                       
Perguntas ou atividades de cada casa ilustrada:

  • Casa em que o dono apanha o dejeto do cão com um saco - o peão avança 2 casas;


  • Casa do cão com trela - é feita a seguinte pergunta ao jogador: “Quando o dono passeia o seu cão na rua, deve apanhar os dejetos com um saco porque estes transmitem doenças e poluem o ambiente?”

Se o jogador acertar avança 3 casas, caso contrário fica uma vez sem jogar.


  • Casa do cão com o dejeto no chão que o dono não apanhou - é realizado um jogo no qual os jogadores visualizam várias imagens de donos a passear os cães, alguns recolhem os dejetos dos cães e outros não. Os jogadores devem identificar quais as imagens corretas. (Ver Figura 2).


  • Casa com o Molok - é feita a seguinte pergunta ao jogador: “O que não deve ser colocado no Molok? Restos de comida, garrafas de plástico ou terra?”

Se o jogador acertar, avança 2 casas e se errar recua 1 casa.

  • Casa com os ecopontos – é perguntado aos jogadores porque é importante reciclar e de seguida têm que identificar corretamente os ecopontos (amarelo – plástico e metal, verde – vidro, azul – papel). Seguidamente é realizada uma atividade na qual são dados vários resíduos recicláveis aos jogadores e estes devem colocar os resíduos nos ecopontos corretos. (Ver Figura 1).


  • Casa com os resíduos - Um membro da equipa tem que completar corretamente um puzzle, acompanhado da imagem do mesmo, de modo a auxiliar a tarefa. (Ver Figura 1).


  • Casa da árvore e das flores - os jogadores têm que realizar um mini-jogo, o “Jogo das palavras”. Neste pequeno jogo, um jogador retira um cartão, no qual está escrita uma das seguintes palavras: flor, jardim, árvore, pássaro. Este jogador não pode dizer a palavra que está escrita no cartão, pois tem que dar 3 pistas aos restantes jogadores para estes adivinharem qual é a palavra do cartão. (Ver Figura 2).


Se os jogadores acertarem, avançam 1 casa e se errarem recuam 1 casa


Após ter exposto as regras do jogo, é necessário sublinhar que todas as atividades (ecopontos, puzzle, jogo das imagens e jogo das palavras) foram realizadas por mim e pela minha colega Carina. Apresento de seguida algumas imagens com as atividades/jogos elaboradas por nós.

Figura 1 - Ecopontos para a realização da reciclagem de resíduos (à esq.) e puzzle alusivo aos ecopontos (à dir.).

Figura 2 - Jogo das palavras (à esq. e centro) e jogo das imagens corretas e erradas sobre os dejetos caninos.

Seguidamente, disponibilizo algumas imagens do Jogo realizado no Jardim Público no Dia Mundial da Criança.

Figura 3 - Jogo realizado no Jardim Público no Dia Mundial da Criança.

Figura 4 - Imagens das equipas a realizarem o jogo.

Figura 5 - Equipa a realizar a atividade da identificação dos ecopontos e colocação dos resíduos nos ecopontos corretos (à esq.) e mesa dos brindes para oferecer às equipas vencedoras (à dir.).



Figura 6 - Equipa a realizar a atividade da construção do puzzle alusivo à temática da reciclagem de resíduos (à esq.) e fotografia de todos os estagiários que fizeram com que fosse possível desenvolver todas as atividades ao longo deste dia: Eu, Carlos, David, André e Carina (à dir.).

Como foi referido anteriormente, eu e a minha colega produzimos vários brindes/lembranças para entregar no final do jogo às equipas vencedoras de cada turma. Durante a realização destes brindes pudemos contar com a ajuda preciosa de 3 novos estagiários da Escola Secundária de Castro Verde (Carlos, André e David), que iniciaram o seu estágio na nossa última semana de estágio. Todos eles foram bastante prestáveis na execução destes brindes e como eramos 5, foi bastante mais fácil realizar esta tarefa. No total ficaram prontos 140 brindes, todos feitos com material reciclado (caixas de leite, caixas de fósforos, garrafas de plástico e rolos de papel higiénico). Confesso que esta foi uma tarefa bastante trabalhosa pois não tinha qualquer experiência nas artes manuais com materiais reciclados, no entanto, a tarefa correu muitíssimo bem e gostei imenso de realizar estes brindes na companhia dos meus colegas.

Apresento abaixo imagens dos brindes que realizámos para entregar às equipas vencedoras.

Figura 7 - Carteiras feitas a partir de caixas de leite (à esq.), caixas para guardar joias feitas com caixas de fósforos (centro) e flores feitas com o fundo das garrafas de plástico e palhinhas (à dir.).

Figura 8 - Recipientes para lápis e canetas para colocar na secretária feitos com caixas de leite (à esq.) e com rolos de papel higiénico (à dir.).


Este foi um dos meus dias favoritos no decorrer deste estágio pois foi um dia cheio de diversão, que nos proporcionou bons momentos de convívio com as crianças e ao mesmo tempo, foi possível transmitir-lhes algumas informações importantes sobre o nosso meio ambiente e como podemos e devemos protege-lo. É relevante referir que este dia foi celebrado no meu último dia de estágio, o que tornou todo o dia muito mais especial pois levei comigo esta boa recordação deste último dia de estágio tão animado e interativo. Foram 3 meses repletos de muitas atividades e vivencias, agora que chegou o fim, vejo que passou realmente muito rápido e que estes 3 meses foram bastante enriquecedores para a minha formação académica.

A próxima publicação será a última, pois irá conter a minha reflexão crítica final, na qual irei fazer um balanço destes 3 meses de estágio que já chegaram ao fim. Estejam atentos à publicação da despedida, estimados leitores.


Sem comentários:

Enviar um comentário